Centro Equestre da Criar-T - Criar-T

Centro Equestre

equestre1

Centro Equestre

Em 2010, por iniciativa da Direção da CRIAR-T foi criado o Centro Equestre, com vista a proporcionar aos utentes da CRIAR-T a prática de equitação como forma de inclusão social e a promover e dignificar a arte equestre junto da comunidade em geral.

O Centro Equestre possui as condições ideais para a prática de equitação, quer pelas estruturas existentes, quer pela sua envolvente, disponibilizando alojamento para cavalos em boxe, aulas de equitação para ocupação de tempos livres e aulas de hipoterapia, como método terapêutico e educacional, promovendo o desenvolvimento psicossocial de crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais ou com outro tipo de patologias.

 

O Centro Equestre está registado na Federação Equestre Portuguesa (FEP) com o número 4290 e conta já com um número considerável de praticantes, cavalos ativos e cavalos a penso e com uma participação reconhecida em provas de âmbito local, regional e nacional.

 

O Centro Equestre da CRIAR-T tem por principais objetivos:

Contribuir para a divulgação das atividades ligadas ao cavalo e às atividades equestres;
Promover a prática da equitação, quer como desporto federado, quer como atividade lúdica;
Difundir o ensino e a prática da equitação entre a comunidade em geral, nomeadamente, os jovens;
Contribuir para a difusão das atividades de ar livre e do respeito e amizade pelos animais em geral, e pelo cavalo em particular;
Manter estruturas adequadas para o alojamento de cavalos, quer do próprio Centro Equestre, quer dos pertencentes a associados;
Contribuir para o apuramento e a preservação das raças de equídeos nacionais.